quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual é melhor? Uma peça fabricada em prata 950 ou 800?
- Vai depender da peça e da utilização, não se deve fazer um anel em prata 800, assim como não se deve fazer uma faca em prata 950.

Qual é melhor? Uma peça feita em prata 925 ou 950?
- Vai depender da peça em questão, por exemplo - uma corrente fininha irá ter maior resistência a quebra se for feita em prata 925 do que se for feita em prata 950, por outro lado vai oxidar (ficar escura)um pouco mais rápido do que uma feita em prata 950.

Por que a prata escurece (oxida)?
- Por várias razões, entre elas as mais comuns são as seguintes:- Ácido úrico, algumas pessoas exalam muito ácido úrico, que escurece a prata rapidamente. Existem pessoas que se colocarem uma corrente de prata, esta escurece em questão de horas. Essas pessoas devem utilizar somente prata banhada a ródio;
- Praticamente todos os diuréticos acentuam o escurecimento da prata;
- Vários remédios para câncer também acentuam o escurecimento da prata;
- Produtos a base de cloro (água sanitária, por exemplo) água oxigenada e ácidos, (produtos de limpeza de pedras, por exemplo) são grandes responsáveis pelo escurecimento da prata.
- Ambientes carregados de ácidos ou sulfetos (salas de revelação de filmes e fotos, salas de impressoras a lazer, etc) são muito agressivos à prata;
- Água de piscina tratada com cloro também escurece a prata.

O que devo fazer para conservar (bem) minha jóia de prata?
- Para ressaltar o polimento (brilho) pode ser usado Kaol, Silvo, etc, encontrados facilmente nos mercados, sempre com uma flanela macia (após a utilização de qualquer produto lave e seque a peça).

Tenho uma peça de prata que uso há muito tempo e ela não escurece, comprei outra que escureceu rapidamente por quê?
- Provavelmente a peça velha é banhada a ródio ou na pior das hipóteses é banhada a níquel (que causa alergia e até câncer).

Por que tenho alergia à prata?
- São raríssimas as pessoas que têm alergia a prata. A grande maioria das pessoas é alérgica a níquel, então usam uma peça niquelada ou banhada a prata com banho de níquel por baixo, têm alergia (que pode evoluir para câncer) e deduzem (erroneamente) que é alérgica a prata. Raramente os fabricantes usam níquel na liga da prata o que também poderia causar alergia, pois além de ser antiético é anti-produtivo, pois o níquel endurece muito a prata e dificulta o seu manuseio a fabricação e acabamento da peça.