domingo, 15 de maio de 2011

Pindorama - Arte Brasileira


PERFIL


O Brasil é, reconhecidamente, um dos países mais ricos do mundo em manifestações artísticas de cunho popular. Nesse aspecto, a diversidade criativa reflete as influências vindas das três principais correntes formadoras do povo brasileiro: o índio, o negro e o europeu.

A essa tricromia de raças somam-se povos vindos dos mais remotos quadrantes da Terra, forjando uma Nação policromada, polimórfica, multifacetada, inquieta e surpreendente em todos os aspectos. Do calor desse borbulhante caldeirão multirracial surge uma força criativa que brota com vigor e beleza em cada naco de chão desse imenso território.

Um pulsar criador forjado por um rico imaginário e expresso por mãos habilidosas, que conferem um toque de genialidade a cada peça produzida. Peças que, assim, perdem o caráter meramente artesanal e ganham o status de obras de arte.

Enfim, materiais apresentados em formas e motivos os mais variados, em combinações tão imprevisíveis e inusitadas quanto às infinitas possibilidades de criação artística que borbulham no imaginário e na criatividade de nossos artistas.

Pindorama. [Do tupi pi´dob, palmeira, + orama] S.m. Bras. 1 - Região ou país das palmeiras. (Novo Dicionário Aurélio).

Mas poderia ser terra das cores, das formas... Das artes.



HISTÓRICO


Constituída com o objetivo primordial de divulgar e comercializar, no Brasil e no exterior, a arte brasileira, Pindorama aparece no cenário nacional com uma nova proposta. Inova ao valorizar nossos artistas, com uma política de trabalho pautada pela ética e respeito.

Como elo importante de uma cadeia produtiva, promove o escoamento das obras, tornando-as acessíveis e, dessa forma, incentiva o resgate de tradições e a continuidade da criação. E prossegue disseminando atividades ameaçadas de desaparecer por falta de estímulo, de estrutura e de visão comercial.

Com essa atitude, PINDORAMA se contrapõe à cultura massificada imposta pelos padrões do mundo globalizado e vislumbra uma tendência, a cada dia mais perceptível, de valorização das coisas da terra, de uma estética tupiniquim que resgate a identidade cultural brasileira e abra espaço para nossas tradições, nossas raízes e nosso folclore.

Para buscar a genuína arte popular brasileira, PINDORAMA dedica-se à pesquisa pessoal, “in loco”, dessas fontes artísticas, com a missão de garimpar arte, descobrir talentos, entrevistar, fotografar, documentar e tirar do anonimato um artista ou toda uma comunidade.

Para isso, não se intimidou com distâncias ou dificuldades – percorreu milhares de quilômetros, mapeando os pólos produtores para colocar ao alcance do público a nata da produção artístico-popular, forjada por artistas / artesãos de todos os estados e de várias nações indígenas.






ÁREA DE ATUAÇÃO

Além da venda direta, atua também como distribuidora para lojas especializadas, dentre elas, a do MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e Pinacoteca do Estado. Exerce a função de colaboradora em publicações de arte, assim como curadoria de exposições.

Participa de feiras e eventos relacionados com a arte e artesanato em todo o Brasil.







LOCALIZAÇÃO


A galeria tem sede em imóvel tombado. Localiza-se no pitoresco povoado de Trancoso, que teve sua origem em uma aldeia Jesuíta fundada em 1586. Situada na chamada Costa do Descobrimento, ao sul da Bahia, a importância histórica desta vila de pescadores se afina com a essência genuinamente brasileira da PINDORAMA