domingo, 4 de março de 2012

Como escolher suas alianças

1. Como surgiu o hábito de usar alianças de casamento?
Conhecer a origem das alianças pode inspirar uma linda declaração de amor ao fazer seu pedido de casamento.
O uso da aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente na França, quando o amor romântico começou a ser a razão de muitos casamentos.
Como o próprio nome indica, uma aliança simboliza o elo existente entre duas pessoas. Sua forma circular, sem começo nem fim, sinaliza a continuidade do amor entre elas.
Além de uma prova de amor e companheismo, usar uma aliança significa também  demonstrar publicamente seu amor.

2. Porque o uso da aliança no dedo anelar da mão esquerda?
Os romanos acreditavam  que por este dedo passava uma veia (veia d’amore), que seria  diretamente ligada ao coração.
Assim, quando as alianças de casamento foram adotadas, foi este o dedo escolhido para simbolizar as uniões que tocam o coração.

3. Como escolher suas alianças?
As alianças falam muito da personalidade de um casal e a idéia é que elas sejam eternas.
Conheça as dicas para escolher a melhor opção para o seu caso:

a. Defina seu estilo
Observe o que sua namorada usa no dia-a-dia e leve em conta também no estilo que você próprio adota. O mercado oferece lindas alianças, mas o mais importante na escolha é que o modelo demonstre a personalidade de vocês. Assim, nada de ousar demais no modelo se o casal tem estilo mais tradicional. Da mesma forma, se o casal tem uma atitude mais moderna, um modelo clássico não vai representá-lo tão bem. Mais do que as tendências, o importante é sentir-se bem com essa jóia que pode acompanhá-lo pelo resto da vida.
Uma romântica tendência observada em diversos modelos bem atuais de alianças é adotar modelos complementares entre o casal. Alguns modelos têm textos que se complementam entre as duas alianças. Em outros, o que se completa é o design, com estruturas que se encaixam ou desenhos que se completam quando as duas alianças são colocadas juntas uma à outra.
Alguns modelos incluem pequenos diamantes cravados apenas no modelo feminino, o que dá um charme especial e diferencia a versão da masculina

b. Ouro branco, amarelo ou vermelho?
Os modelos mais tradicionais de alianças utilizam quase sempre o ouro amarelo. Porém, muitos casais preferem o ouro branco, que consideram mais discreto e despojado. Há ainda lindas opções utilizando uma combinação entre os dois tons e ainda o tom avermelhado, que atrai cada vez mais casais que querem se diferenciar.

c. A aliança escolhida deve ser uma surpresa?
Para agradar em cheio, uma segunda opinião é sempre bem-vinda. Se sua namorada sabe de suas intenções, a escolha das alianças pode ser feita em conjunto com ela, num joalheiro de confiança. Caso o pedido de casamento seja uma surpresa, uma boa idéia é levar com você uma amiga ou parente que conheça sua namorada e, de preferência, tenha aproximadamente a mesma idade dela, para participar da escolha. Assim, você terá uma opinião feminina para ajudar na sua decisão. Caso não seja possível, uma consultora de vendas da própria joalheria pode opinar também. Os joalheiros mais respeitados mantém equipes mistas que conhecem o assunto melhor que ninguém e poderão ajudá-lo na escolha.

d. Faça sua compra num joalheiro de confiança
Quando o assunto são joias, a tradição conta muito. Escolha sua aliança em joalheiros de confiabilidade reconhecida. Além da qualidade garantida, há a vantagem de contar com assistência antes e depois da compra, para que suas alianças tenham a manutenção que merecem e fiquem sempre como novas.

e. Programe-se com antecedência
Embora os bons joalheiros disponham de alianças para a entrega no momento da compra, quase sempre é necessário um ajuste de medida, além da gravação do nome dos cônjuges e data da cerimônia. Assim, não deixe a providência de comprar suas alianças para cima da hora.

f. Peça um certificado de garantia
Solicite a seu joalheiro o certificado de qualidade de suas alianças. Ele deve exibir a descrição das joias e dos materiais nelas utilizados. Os mais elaborados trazem também a imagem das alianças. Além de significar que a empresa assume a responsabilidade pela joia que está oferecendo, os certificados são uma lembrança e um charme a mais para as alianças.

h. Seu amor e seu gesto valem mais que tudo
Qualquer que seja o estilo e o valor escolhido para suas alianças, lembre-se sempre do mais importante: que elas representam o seu amor e o desejo de que ele dure para sempre.

Abraços!!!