sábado, 26 de julho de 2014

Novo Porsche Cayenne é lançado; SUV chega ao Brasil em 2015

Novo Porsche Cayenne 2015

Principais mudanças estão na traseira, com novas lanternas.
Pela primeira vez, versão híbrida plug-in será vendida.

Do G1, em São Paulo
Novo Porsche Cayenne (Foto: Divulgação)Novo Porsche Cayenne (Foto: Divulgação)
A Porsche apresentou nesta quinta-feira (24), o que chama de “nova geração” do utilitário esportivoCayenne. A reformulação traz um design atualizado e novas opções de motores, que, segundo a Porsche, são mais econômicos. O modelo estará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, e começa a ser vendido no primeiro quadrimestre do ano que vem, em três versões, Turbo, S e S E-Hybrid.
Na comparação com a segunda geração do utilitário, lançada em 2010, o novo Cayenne tem nova disposição de luzes na dianteira, grade, para-choque e faróis auxiliares redesenhados. As maiores mudanças, entretanto, estão na traseira.
Interior do novo Cayenne (Foto: Divulgação)Interior do novo Cayenne (Foto: Divulgação)
Lá, as lanternas ganharam novos contornos, mais afilados, lembrando outros modelos, como o Macan. Tampa do porta-malas, saídas de escape e para-choques também possuem novas formas. No interior, pouca coisa mudou. Destaque para os paddle-shifts para trocas de marchas, que agora estão na posição usual, atrás do volante, e não mais na frente, próximos aos comandos de som.
Mais econômico
Segundo a Porsche, todas as versões do novo Cayenne estão mais econômicas. A versão S, por exemplo, trocou um motor V8 por um V6 de 3.6 litros de 425 cavalos, ou 20 cv a mais do que na atual S. Em desempenho, isso representa 5,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, melhora de 0,4 segundos na comparação. A máxima é de 259 km/h. Além de mais veloz, de acordo com os dados de fábrica, houve melhora de 1,1 km/l no consumo médio no ciclo europeu. A transmissão do Cayenne S é automática de oito marchas.
Já na versão Turbo, mais potente, a potência aumentou do V8 4.8 aumentou 27 cv, chegando aos 527 cv. Nesse caso, o 0 a 100 km/h é de 4,5 segundos e a máxima de 279 km/h. Da mesma forma que o desempenho melhora, o consumo piora. O ciclo médio, segundo a Porsche, é de 8,8 km/l.
A versão mais "ecológica" é a S E-Hybrid. O conjunto tem um motor elétrico de 96,3 cv e outro V6 de 3 litros e 337 cv. Somados, eles geram 421 cv. A capacidade de rodar exclusivamente com propulsão elétrica é de 18 km a 36 km, e o consumo médio, de 29,4 km/l, diz a Porsche.
Mesmo com foco no consumo, o Cayenne híbrido não desaponta, quando o desempenho é a exigência. De acordo com os dados de fábrica, o 0 a 100 km/h é cumprido em 5,9 segundos, com máxima de 243 km/h.
Novo Porsche Cayenne (Foto: Divulgação)

Novo Porsche Cayenne (Foto: Divulgação)

Fonte: ( http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/07/novo-porsche-cayenne-e-lancado-na-europa-no-brasil-em-2015.html )